Combinação de minerais e vitaminas pode auxiliar a absorção pelo organismo
Queda de cabelo, fadiga, falta de apetite, cólicas e diarreias constantes são sinais de deficiência de nutrientes
Combinação de minerais e vitaminas pode auxiliar a absorção pelo organismo
Queda de cabelo, fadiga, falta de apetite, cólicas e diarreias constantes são sinais de deficiência de nutrientes
Home
Especialidades
Combinação de minerais e vitaminas pode auxiliar a absorção pelo organismo
Cada vitamina ou mineral – ou micronutrientes – têm funções específicas para facilitar as reações químicas do nosso organismo, e a falta de alguns deles prejudica funções como obtenção de energia, bom funcionamento do sistema digestivo e a renovação celular. Deficiências de ferro, zinco e vitamina A, por exemplo, podem atrapalhar o sistema imunológico; já a presença de radicais livres, associada à falta de antioxidantes como vitaminas C e E, tem relação com o desenvolvimento de doenças alérgicas crônicas, especialmente a asma¹.
Além de deficiências na alimentação, infecções e inflamações intestinais, cirurgia bariátrica ou de remoção de parte do intestino, e até mesmo a Covid-19, também podem comprometer a absorção de nutrientes. Entre outros fatores, distúrbios gastrointestinais como Doença de Crohn ou doença celíaca alteram a mucosa intestinal e atrapalham a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, que passa a não metabolizar adequadamente os nutrientes da alimentação².
A síndrome de má absorção de nutrientes acomete mais de 150 mil brasileiros por ano e pode se manifestar de diferentes formas, de acordo com a vitamina ou mineral que o corpo não está metabolizando. Por isso, é importante observar sintomas como queda de cabelo, fadiga, falta de apetite, cólicas abdominais, mudança na aparência das fezes, diarreias constantes ou até mesmo alterações neurológicas. Na maior parte dos casos, a má absorção de nutrientes é um sintoma de alguma outra patologia, então o tratamento é sempre baseado em tratar esta doença inicial e repor os nutrientes perdidos³.
Para evitar complicações pela hipovitaminose, principalmente para indivíduos que tenham menor biodisponibilidade de nutrientes – a proporção entre as substâncias absorvidas e as disponíveis para o organismo –, seja por deficiência na alimentação ou por problemas de má absorção, é primordial dar atenção aos micronutrientes consumidos e à ingestão diária recomendada. Nos idosos, a biodisponibilidade de nutrientes é menor e a suplementação alimentar é uma alternativa para que as doses diárias sejam atendidas, evitando o aumento da pressão arterial, problemas cognitivos e redução da massa muscular. Manter as doses de vitamina D recomendadas também é imprescindível para a manutenção da saúde óssea e o envelhecimento saudável4.
De qualquer forma, a biodisponibilidade de nutrientes é alterada com base nas mudanças constantes do corpo e em fatores fisiológicos e químicos, de acordo com estado nutricional e de saúde do indivíduo. Como a ingestão de uma vitamina ou mineral não garante a sua utilização pelo organismo, podemos auxiliar o processo de absorção ao combinar alguns nutrientes que são facilitadores e evitar outros que possam prejudicar a metabolização5.
Como melhorar a absorção de nutrientes?
Alguns nutrientes apresentam diferenças críticas na sua metabolização, como é o caso dos lipossolúveis, – aqueles que precisam se ligar à gordura no organismo – como vitaminas A e K; e hidrossolúveis, – aqueles que se ligam à água – como as vitaminas B e C. Logo, essas associações devem sempre ser levadas em consideração para a composição das refeições.
A ingestão de fibras, presentes nos vegetais, também podem auxiliar a digestão e absorção de alguns nutrientes, e alguns minerais, como cálcio e fósforo ao interagir com magnésio, se inibem, por isso é importante manter sempre uma ingestão equilibrada de todos eles6. Algumas dicas que podem auxiliar nessa metabolização do organismo são:
- Combinar Vitamina C e Proteínas + Ferro
- Combinar Gorduras + Vitamina A, D, E e K7
- Combinar Cálcio + Vitamina D + Vitamina K2
- Evitar o consumo de medicamentos sem prescrição médica
- Evitar a ingestão de álcool
- Ingerir a quantidade de água recomendada
Referências:
1 Sarni, Roseli O. S; Souza, Fabíola I. S; Cocco, Renata R; Mallozi, Márcia C; Solé, Dirceu. Micronutrientes e sistema imunológico. Rev. bras. alergia imunopatol ; 33(1): 8-13, jan.-fev. 2010. Disponível em: http://www.sbai.org.br/revistas/Vol331/ART%201-10%20-%20Micronutrientes%20e%20sistema%20imunol%C3%B3gico.pdf Acesso em 08/07/20222 sem autor. Má absorção. Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite, 2019. Disponível em: https://gediib.org.br/pg/aprenda-sobre-dii/ma-absorcao/ Acesso em 13/07/2022
3 sem autor: World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines: Malabsorption, 2006. Disponível em: http://www1.lf1.cuni.cz/~kocna/ginet/texty/g_malas.pdf Acesso em 13/07/2022.
4 sem autor: Suplementação alimentar para idosos: por que fazer? Minha Vida, 2019. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/amp/materias/materia-19500 Acesso em 14/07/2022.
5 Cozzolino, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 5. Ed. São Paulo: Manole, 2016 http://www.ava-edu.net/biblioteca/wp-content/uploads/2020/08/Biodisponibilidade-de-Nutriente-Silvia-M.-Franciscato-Cozzolino.pdf Acesso em 08/07/2022
6 Alves, Bruna. Quem são os minerais? UOL – Viva Bem, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/minerais-por-que-nosso-corpo-precisa-deles Acesso em 14/07/2022.
7 Mourão, Denise Machado et al. Biodisponibilidade de vitaminas lipossolúveis. Revista de Nutrição [online]. 2005, v. 18, n. 4 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-52732005000400008 Acesso em 14/07/2022
Assuntos relacionados
A suplementação de ácido fólico, ômega 3 e vitamina B12 é necessária para garantir a saúde da gestante e o desenvolvimento físico e mental do bebê
Outros assuntos
Nossa newsletter
Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos ligado a saúde.