Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária
O problema pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra; os sintomas normalmente incluem dor e ardência ao urinar
Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária
O problema pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra; os sintomas normalmente incluem dor e ardência ao urinar
Veja 7 dicas que ajudam a evitar infecção urinária
As infecções do trato urinário (ITU) são causadas principalmente pela bactéria Escherichia coli, que está presente no intestino e é importante para a digestão. As infecções são classificadas como uretrites, quando acometem a uretra, cistites quando o foco do problema é a bexiga e pielonefrite quando “sobe” para os rins.
“A cistite, principalmente, é comum nas mulheres e causa grande desconforto. Muitas chegam a desenvolver até quatro infecções urinárias por ano”, alerta a professora Silvana Quintana, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) 2.
Isso ocorre por causa de uma questão anatômica: o tamanho da uretra feminina é cerca de 14 cm mais curta que a dos homens, facilitando a entrada de bactérias1. Na população masculina é mais frequente na terceira idade, em função do aumento da próstata, que dificulta o esvaziamento vesical, favorecendo a estase e a aderência bacteriana3.
Confira, abaixo, algumas dicas para evitar o problema:
- Cuidado com a higiene íntima
A forma correta de se limpar, após ir ao banheiro, pode evitar a infecção urinária em mulheres. Sempre passe o papel higiênico de frente para trás. Isso evita que as bactérias do reto cheguem até a uretra4,5.
- Beba bastante água
Além de manter o corpo hidratado, a ingestão de água ajuda a aumentar o fluxo urinário e, consequentemente, a eliminar as bactérias presentes na uretra e na bexiga. O ideal é beber cerca de 2 litros por dia4,5. Para incentivar o hábito, carregue sempre uma garrafinha de água para onde for.
- Não segure o xixi
A retenção de urina aumenta o risco de infecção urinária, por isso vá ao banheiro sempre que sentir vontade. A urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias. O ideal é não ficar mais de 4 horas sem fazer xixi5.
- Atenção às roupas íntimas
Dê preferência a tecidos 100% algodão e evite o uso de peças muito apertadas, porque elas retêm calor e umidade e isso facilita a proliferação de bactérias. Nos dias quentes a dica é usar peças mais soltas e confortáveis, como saias e vestidos4,5.
- Troque fraldas e absorventes regularmente
Os absorventes higiênicos abafam a região íntima e aumentam o risco de infecção, por esse motivo devem ser descartados com frequência. Já idosos que usam fraldas precisam de troca regular para evitar a proliferação de bactérias4,5.
- Lave bem as mãos
Esse é um hábito simples que ajuda a evitar a infecção urinária e outros tipos de doenças. Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos após ir ao banheiro é recomendado por especialistas6.
- Evite o uso indiscriminado de antibióticos
O uso indiscriminado de antibióticos durante a vida pode alterar a composição normal da flora bacteriana vaginal, facilitando a ocorrência de infecções urinárias e problemas ginecológicos, como candidíase7. Por isso, busque sempre orientação médica!
Referências:
1. GEERLINGS, S. E. BEEREPOOT, M. A. J. PRINS, J. M. Prevention of recurrent urinary tract infections in women antimicrobial and nonantimicrobial strategies. Infect Dis Clin North Am. n. 28(1) p.135-47, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891552013000792?via%3Dihub Acesso em 13/07/2022.2. https://www.vidaeacao.com.br/7-habitos-que-ajudam-a-evitar-infeccao-urinaria/ Acesso em 13/07/2022.
3. DALLACORTE, R. R; SCHNEIDER, R. H; BENJAMIM, W. W. Perfil das infecções do trato urinário em idosos hospitalizados na Unidade de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, v. 17, n. 4, p. 197-204, out-dez., 2007. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-492468 Acesso em 13/07/2022
4. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria
5. https://drauziovarella.uol.com.br/ambulatorio/infeccao-urinaria/como-prevenir-infeccao-urinaria/ Acesso em 13/07/2022.
6. CDC - Handwashing in Communities: Clean Hands Save Lives. Disponível em: https://www.cdc.gov/handwashing/lang/when-how-handwashing-port.html#:~:text=Para%20prevenir%20a%20propaga%C3%A7%C3%A3o%20de,nos%20olhos%2C%20nariz%20ou%20boca Acesso em 15/07/2022
7. Rossi, P.; Ribeiro, R.M; Lopes, H.V.; Tavares, W.; Stein, A.T.; Simões, R.S. Infecção urinária não complicada na mulher: diagnóstico. Disponível em; https://www.scielo.br/j/ramb/a/sWyCf86BdcR5vQMnBPmSqzQ/?lang=pt&format=pdf Acesso em 15/07/2022
Assuntos relacionados
As infecções do trato urinário são o segundo tipo de infecção mais comum no mundo, perdendo somente para as do aparelho respiratório1
Outros assuntos
Nossa newsletter
Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos ligado a saúde.